O dilema do bicho-pau: o uso de desenhos em aulas de ciência

A partir de um estudo etnográfico, pesquisadores da Educação observaram que uma atividade em que se usa desenhos nas aulas de ciências pode despertar o interesse de estudantes do primeiro ano do ensino fundamental em questões científicas. Os pesquisadores acreditam que a iniciativa estimulou o processo de transição das crianças da pura imaginação para a observação.

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O estudo foi realizado por pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que acompanharam as aulas de ciências de uma turma de uma escola pública federal de Belo Horizonte, durante os três primeiros anos do ensino fundamental.

Nesta nova webstory, a educadora Vanessa Capelle, coautora do estudo que resultou em artigo publicado na revista Science & Education, relata como os desenhos serviram de importante recurso para estimular observações por parte das crianças sobre as características biológicas de insetos.

De acordo com a pesquisadora, ao longo dos três anos do estudo, a utilização dos desenhos não apenas estimulou a aprendizagem da ciência, como também fez com que os estudantes passassem a se interessar por práticas científicas cada vez mais sofisticadas e complexas, como por exemplo a argumentação.

Confira a webstory e saiba mais sobre o estudo.

Ficha técnica 

Roteiro e concepção: Paulo Bellardi

Edição executiva: Washington Castilhos

Coordenação: Luisa Massarani