Nova ferramenta mede impacto ambiental de reações químicas

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolvem calculadora molecular capaz de indicar se uma reação química é prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana.

Podcasts

A química clássica está presente em diversos aspectos do cotidiano, como na fabricação de remédios, sabão e biodiesel, por exemplo. No entanto, esses processos muitas vezes geram poluição, causando danos tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana.

Para diminuir esses impactos, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em colaboração com a Universidade de Porto, em Portugal, especialistas em Química Verde, também conhecida como química ambiental ou sustentável – voltada ao desenvolvimento de processos químicos e produtos que minimizem ou evitem impactos negativos no meio ambiente – desenvolveram uma ferramenta que permite a estudantes e professores planejar e otimizar suas rotas de síntese química com base em critérios ambientais.

Trata-se de uma calculadora molecular que considera fatores como o impacto ambiental dos reagentes, solventes e catalisadores usados, além da toxicidade dos produtos finais.

Os pesquisadores desenvolveram ainda uma plataforma educativa com um e-book sobre o ensino da Química Verde, vídeos educativos, atividades didáticas e um museu virtual sobre a história dessa área.

“O projeto busca formar profissionais da química mais conscientes e responsáveis na escolha dos materiais utilizados em suas reações, contribuindo para a mitigação dos impactos ambientais e para a melhoria da segurança nos processos químicos”, explica o químico Carlos Alberto Marques, professor do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC e coordenador do projeto. 

A plataforma pode ser acessada no site https://quimidexambiental.ufsc.br/

A iniciativa é o tema deste novo episódio do podcast Humanamente. Ouça aqui.

Sobre o projeto:

O projeto “Quimidex Ambiental: ciência para o desenvolvimento sustentável”  foi aprovado na Chamada nº 40/2022 do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenador: Carlos Alberto Marques (UFSC)

Ficha técnica

Produção, roteiro e apresentação: Stefanie Oliveira

Sonorização: Gilberto Vianna

Edição executiva: Washington Castilhos

Assistente de edição: Rodrigo de Oliveira Andrade

Coordenação geral: Luisa Massarani