Memórias e o resgate da saúde entre docentes

Evocar e contar a própria história profissional pode contribuir para que professores identifiquem as razões que os levaram a adoecer, sugere estudo

Webstories

O compartilhamento de memórias relacionadas ao trabalho pode ajudar professores da educação básica e superior do Brasil a entender o que os fez adoecer. É o que sugere um estudo em desenvolvimento na Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Segundo os pesquisadores à frente do trabalho, as experiências laborais narradas pelos docentes estimulam a autorreflexão sobre a própria carreira e os ajudam a identificar situações que podem tê-los levado ao adoecimento. A prática também tem permitido a identificação das causas e dos efeitos de enfermidades entre educadores.

Confira a webstory e saiba mais sobre a iniciativa.

Sobre o projeto:

O projetoEducação, narrativa e saúde: direito à vida e a educação em tempos de refigurações” foi contemplado na chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenador: Elizeu Clementino de Souza (UNEB)

Ficha técnica:

Texto e concepção: Aline Weschenfelder

Editor executivo: Washington Castilhos

Assistente de edição: Rodrigo de Oliveira Andrade

Coordenação geral: Luisa Massarani

Imagens

Arquivo Humanamente

Freepik, Pixabay

Unicamp

Centro de Referência de Educação Integral