Estudo compara políticas de turismo em cidades históricas

Pesquisadores estão analisando a legislação e entrevistando representantes do poder público, da iniciativa privada e da população local para entender o papel desses atores na implementação de políticas de turismo sustentável nessas cidades.

Webstories

Como o poder público implementa políticas de turismo sustentável, com a valorização das comunidades locais, em cidades reconhecidas como patrimônios culturais da humanidade? A pergunta orienta um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) em três cidades históricas de Minas Gerais (Congonhas, Diamantina e Ouro Preto) e uma do Rio de Janeiro (Paraty) que fazem parte do roteiro da Estrada Real, percurso histórico de 1,6 mil quilômetros aberto pela Coroa Portuguesa no século XVIII, atualmente explorado como rota turística. 

O objetivo da pesquisa é investigar como se dão as relações entre os governos municipais, a população local e a iniciativa privada na implementação dessas políticas. 

Confira a webstory e saiba mais sobre a iniciativa.

Congonhas, uma das cidades históricas contempladas pelo projeto

Sobre o projeto:

O projeto “Políticas Públicas de Turismo nos Patrimônios Culturais da Humanidade na Estrada Real (Brasil): análise das redes sociais dos stakeholders determinantes para o desenvolvimento local sustentável” foi aprovado na chamada nº 40/2022 do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenador: Marcos Knupp (Ufop)

Ficha técnica:

Texto e concepção: Alessandra Ribeiro

Editor executivo: Washington Castilhos

Assistente de edição: Rodrigo de Oliveira Andrade

Coordenação geral: Luisa Massarani