Cultura do empreendedorismo avança nos institutos federais

Pesquisa sobre os impactos do novo ensino médio em 15 dessas instituições de ensino sugere que houve queda na qualidade da formação crítica dos estudantes ao se priorizar demandas mercadológicas

Podcasts

Entre 249 projetos pedagógicos de cursos que passaram por reformulação em 15 dos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia distribuídos em todas as regiões do país, 67% oferecem disciplinas voltadas para o empreendedorismo. Conteúdos relacionados a competências socioemocionais valorizadas pelas empresas aparecem em 77% das ementas. Houve ainda crescimento de 276% na oferta de cursos de qualificação profissional de curta duração, frequentemente alinhados a demandas do mercado.  

A análise dos projetos pedagógicos dos cursos reformulados, realizada entre 2019 e 2023 por pesquisadores dos institutos federais Catarinense (IFC), Sul-Rio-Grandense (IFSul) e do Paraná (IFPR), e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, concluiu que as mudanças, decorrentes da reforma do ensino médio, têm impactos negativos na formação dos estudantes.  

 “A reforma de ensino médio tem mostrado uma mudança na subjetividade, na formação da juventude, para se adequar a uma sociedade gerencial, voltada para o resultado”, analisa a professora do IFSul Maria Raquel Caetano, uma das coordenadoras da pesquisa. Segundo ela, a escola acaba desenvolvendo projetos voltados para essas aptidões. “Nós queremos resultados em educação, mas que estejam associados ao processo de construção de um cidadão”, pondera. 

Para Caetano, a cultura do empreendedorismo reflete uma lógica perversa do mercado, segundo a qual os trabalhadores são os únicos responsáveis por seus sucessos e fracassos, minimizando o dever do Estado e das empresas em garantir empregos dignos para todos.  

Este é o tema do novo episódio do Podcast Humanamente. Clique aqui para ouvir.

Leia também o artigo Educação, educações: a dualidade entre formação integrada e qualificação profissional no contexto da reforma do ensino Médio, publicado no âmbito do estudo. 

 

Sobre o projeto:  

projeto “Relações entre o Novo Ensino Médio e o currículo integrado: uma análise dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.  

Coordenadora: Filomena Rodrigues da Silva (IFC) 

 

Ficha técnica  

Roteiro e apresentação: Alessandra Ribeiro 

Sonorização: Breno Rodrigues 

Edição executiva: Washington Castilhos 

Coordenação: Luisa Massarani 

Imagem da capa: Divulgação/MEC