A performance poética como forma de expressão

Projeto alarga compreensão da poesia para além dos livros e da escrita, e incentiva a criação poética a partir de trabalhos de artistas latino-americanas.

Webstories

A combinação da poesia com recursos visuais, corporais e vocais, e a valorização da memória, da troca de saberes e da criação de vínculos comunitários são aspectos marcantes nas obras das poetas latino-americanas Cecilia Vicuña, Mónica Carrillo Zegarra e Regina José Galindo. Elas inspiram oficinas promovidas pelo Laboratório de Tradução e Performance Experimentextos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que envolvem estudantes e professores de português e espanhol de escolas de ensino básico da rede estadual de Florianópolis. 

O projeto também mapeou coletivos independentes que promovem saraus e batalhas de poesia na capital. A ideia é promover o incentivo à leitura e à criação poética em espaços de formação e produção cultural, a partir de sua vinculação com temas e problemas sociais.

Confira a webstory e conheça o projeto.

Sobre o projeto:

O projeto Poetas Performers Latino-Americanas, Práticas Artísticas e Políticas Culturais”, foi contemplado na chamada nº 40/2022 do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenadora: Eleonora Frenkel Barretto (UFSC)

Foto cedida pelo projeto

 

Ficha técnica:

Texto e concepção: Alessandra Ribeiro

Editor executivo: Washington Castilhos

Assistente de edição: Rodrigo de Oliveira Andrade

Coordenação geral: Luisa Massarani