Janelas abertas para a arte

Secretaria de Cultura do Estado do Pará e pesquisadores de três universidades realizam inventário e divulgação das obras do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, referência em arte contemporânea na região Norte

Webstories

O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan), em Belém, abriga 19 coleções de arte moderna e contemporânea e de fotografias de artistas com relevância local, nacional e internacional. Doze delas, abrangendo 1.045 obras de 435 autores, já foram inventariadas por profissionais da Secretaria de Cultura do Estado do Pará e pesquisadores das universidades federais do Pará (UFPA) e da Bahia (UFBA), e da Universidade da Amazônia (Unama).

“O processo consiste em quantificar, identificar e classificar as obras, com informações sobre autoria, ano de criação, técnica utilizada, estado de conservação, entre outras características. Isto é importante para desenvolver políticas públicas voltadas para salvaguardar esse acervo, monitorá-lo e fazer a curadoria que vai gerar as exposições”, explica a museóloga Rosângela Britto, professora da UFPA e coordenadora do projeto.

Confira a webstory e saiba mais sobre a iniciativa.

Foto: Wikimedia Commons

Sobre o projeto:

O “Projeto de pesquisa e documentação museológica do acervo de artes visuais do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém do Pará” foi aprovado na chamada nº 40/2022 do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenação: Rosângela Britto (UFPA)

 

Ficha técnica

Texto e concepção: Alessandra Ribeiro

Revisão: Rodrigo de Oliveira Andrade

Editor-executivo: Washington Castilhos 

Coordenação geral: Luisa Massarani