Ferramenta online para gestão de riscos em museus

Nova plataforma deverá auxiliar gestores de instituições que abrigam grandes e pequenos acervos a prevenir eventos que possam afetá-los, como o ocorrido no Museu Nacional em 2018

Webstories

Na manhã do dia 2 de setembro de 2018, a falta de conservação do histórico prédio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, resultou em um incêndio de grandes proporções, que em poucas horas consumiu cerca de 90% do seu acervo. Embora novas medidas de conservação e proteção patrimonial tenham sido criadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) após o ocorrido, os museus brasileiros seguem sob ameaça, principalmente aqueles sediados em espaços menores. Em razão disso, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta online para gestão de riscos em museus. 

O objetivo é facilitar o gerenciamento do patrimônio abrigado nessas instituições e orientar ações de prevenção de deterioração e outros eventos que possam afetá-lo, como incêndios e enchentes. O projeto tem como foco instituições acadêmicas e espaços com pequenos acervos. 

Confira a webstory e saiba mais sobre o projeto.

incêndio no museu nacional. Foto: Raphael Pizzino

Sobre o projeto:

O projeto “Gestão de museus universitários e gestão de riscos: tomadas de decisão e implementação políticas para conservação e proteção patrimonial” foi contemplado na chamada nº 40/2022 do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenadora:  Emanuela Sousa Ribeiro (UFPE)

Ficha técnica:

Texto e concepção: Aline Weschenfelder

Editor executivo: Washington Castilhos

Assistente de edição: Rodrigo de Oliveira Andrade

Coordenação geral: Luisa Massarani