Em defesa dos direitos humanos das pessoas deportadas

Neste segundo episódio da série sobre migração internacional do podcast Humanamente, abordamos um novo projeto que visa levantar informações sobre pessoas deportadas que chegam ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa propõe ações que promovam o respeito aos direitos humanos no processo de deportação

Podcasts

Milhares de brasileiros deportados dos Estados Unidos já desembarcaram no  Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, desde 2019, quando o país norte-americano endureceu a legislação contra os imigrantes ilegais. Eles são repatriados em voos fretados e muitos chegam algemados, inclusive menores de idade. 

“Entendemos que seria necessário que nesse aeroporto tivesse um posto de atendimento humanizado, tanto para o imigrante, o brasileiro retornado, como também para refugiados e apátridas”, avalia o professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas Duval Fernandes, coordenador de um projeto que visa levantar informações sobre essas pessoas e garantir o respeito aos direitos humanos no processo de deportação.

Saiba mais no segundo episódio da série “Migração internacional” apresentada no podcast Humanamente:

O projeto Do sonho ao pesadelo, trajetórias interrompidas: uma análise sobre a situação dos brasileiros deportados dos Estados Unidos residentes em Minas Gerais e em Rondônia, foi contemplado na Chamada nº 40/2022 do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenador: Duval Fernandes (PUC Minas)

Ficha técnica

Produção e apresentação: Alessandra Ribeiro

Sonorização: Gilberto Vianna

Edição executiva: Washington Castilhos

Edição geral: Luisa Massarani