O tema proposto é a relação entre poesia, performance e ativismo que se pode perceber no trabalho de artistas latino-americanas contemporâneas como Vicuña, Galindo e Carrillo. Interessa a esta pesquisa, em particular, como se combinam em suas criações multimídia, a memória política e social de seus países e da América Latina, modos de intervenção política no presente, ações sociais e educativas. O problema a ser abordado é como potencializar as relações encontradas nesses trabalhos artísticos em processos de ensino-aprendizagem e/ou de criação coletiva que envolvam expressões poéticas, vocais e/ou corporais, bem como causas políticas e intervenções sociais. A relevância do estudo está em contribuir para uma compreensão de poesia em campo expandido, pensada com outras artes, bem como em promover o incentivo à leitura e criação poética em espaços de formação e produção cultural, a partir de sua articulação com práticas corporais de vocalização e de sua vinculação com temas e problemas sociais nos contextos de recepção e produção. As hipóteses de trabalho são: 1) que o corpus de poetas, performers e ativistas configura um perfil singular na literatura contemporânea latino-americana; 2) que há coletivos de poetas performers ativistas em Florianópolis que compõem esse perfil; 3) que o levantamento das ações desenvolvidas por essas artistas pode subsidiar conteúdos para a formulação de políticas culturais voltadas para o incentivo à leitura e criação poética e performática. Tais perspectivas se evidenciam pela profusão de artistas-ativistas latino-americanas e pelo fato de que Vicuña e Carrillo fundaram uma plataforma-escola e um centro cultural dedicadas a promover a memória ancestral indígena e afrodescendente, através de oficinas e práticas pedagógicas e artísticas. O método de pesquisa baseia-se no levantamento e análise de material bibliográfico e audiovisual e na realização de ações formativas e culturais.