Políticas Curriculares e Negacionismo Científico na Escola
Coordenadora Sandra Lucia Escovedo Selles (UFF)
Este projeto dá continuidade a ações colaborativas realizadas pela equipe proponente, nas diversas interações desta com a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) ao longo de uma trajetória acadêmica dedicada à educação científica e à formação de professores, coordenando projetos de pesquisa, atuando na formação de pesquisadores nos programas de pós-graduação em suas instituição, bem como assumindo a gestão acadêmica nas universidades e instâncias nacionais mais amplas. Desse modo, o trabalho que realizamos em nossas instituições – UFF, UFSC e UFRGS – tem nos levado a analisar políticas curriculares e nos posicionar em favor da educação científica em termos democráticos e vinculada com as questões agudas de nossa sociedade, compreendendo a urgência de atuar na socialização do conhecimento nessas bases. Assumir esse compromisso epistêmico e político sustenta a questão de pesquisa que orienta o presente projeto: em que medida as políticas curriculares enfrentam o negacionismo científico? O objetivo geral do projeto é compreender o papel de políticas curriculares brasileiras atuais voltadas à escola e à formação docente (BNCC e BNC-Formação) no enfrentamento do negacionismo científico, tomando como base a participação de gestores públicos e da comunidade escolar. Por meio de uma ação investigativa que produza evidências sobre os sentidos atribuídos pela comunidade docente acerca do papel dessas políticas no enfrentamento do negacionismo científico, o projeto de pesquisa pretende criar um espaço dialógico que subsidie a gestão de políticas públicas e o desenvolvimento de ações formativas acerca dessas questões candentes no cenário brasileiro e presentes no currículo de ciências.