Desenvolvimento, Implementação e Avaliação de um Programa de Parentalidade com Foco no Desenvolvimento

Coordenador Guilherme Diniz Irffi (UFC)

Os indivíduos diferem em diversas habilidades que explicam grande parte da variação interpessoal no sucesso econômico e social. Segundo Cunha e Heckman (2011) a família tem papel fundamental na formação destas, tanto por fatores genéticos quanto por propiciar um ambiente capaz de promovê-las. Como nem todas as famílias conseguem criar ambientes propícios para o desenvolvimento infantil, em particular famílias de baixa renda, Cunha e Heckman (2011) mostraram que programas que utilizam visitas domiciliares se apresentam como uma alternativa para compensar, parcialmente, os ambientes adversos. Intervenções em países de renda média com crianças desfavorecidas causam melhorias no desenvolvimento infantil (Baker-Henningham e Boo, 2010). A associação de intervenções que promovam uma maior qualidade dos ambientes familiares durante a primeira infância (0 aos 6 anos) se mostra como uma estratégia importante para promoção do desenvolvimento infantil e, consequentemente, a diminuição da desigualdade de oportunidades. Diante disso, esse projeto visa desenvolver um programa de parentalidade para estimular o desenvolvimento da linguagem durante os primeiros anos de vida, que seja escalável para o Brasil. Essa intervenção tem como base as evidências (HART; RISLEY, 1995; DODICI; DRAPER; PETERSON, 2003) de que os diálogos entre pais/cuidadores e crianças durante a primeira infância beneficiam diretamente o desenvolvimento de linguagem.

Leia a matéria aqui.