A Implementação do Itinerário de Formação Técnica e Profissional no Ensino Médio Regular a partir da Lei 13.415/2017 nos Estados de São Paulo e Piauí

Coordenador Evaldo Piolli (UNICAMP)

O projeto busca analisar a implementação do itinerário de Formação Técnica e Profissional da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) na rede regular de ensino dos Estados de São Paulo e Piauí. Adotamos como hipótese que a proposição do itinerário vem promovendo mudanças substanciais na formação ao flexibilizá-la e aligeirá-la, moldando-a às necessidades renovadas do mundo do trabalho formal e informal. Pretendemos investigar os programas e projetos integrados ao Ensino Médio regular e os programas implementados em parceria com empresas, instituições privadas de ensino, o Sistema S e organizações sociais empresariais, para apontar as tendências na oferta do V itinerário da Reforma do Ensino Médio na rede regular de ensino. Propomos uma análise da organização dos cursos quanto ao currículo, as possibilidades de arranjos curriculares em “etapas ou módulos” construídos verticalmente pelo estudante, propiciado, ou não,por instituição educacional com reconhecimento de “competências” e sua articulação com a BNCC do ensino médio, sobretudo relativos ao processo de profissionalização generalizada, considerando o empreendedorismo, o projeto de vida e o tema das novas tecnologias a partir de programas como o Inova da SEDUC-SP e da proposta curricular do estado do Piauí. Trata-se de estudo quali-quantitativo que recorrerá à pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas, e também ao levantamento de dados coletados junto aos órgãos competentes e escolas relativos à implementação do V itinerário de formação técnica e profissional da reforma do ensino médio no estado de São Paulo e Piauí.

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