Concepções de Trabalho, Tecnologia e Formação no Novo Ensino Médio: a Formação Técnica e Profissional

Coordenador Domingos Leite Lima Filho (UTFPR)

Ao alterar a LDB 9394/96, o Novo Ensino Médio ampliou o tempo mínimo do discente na escola de 2400 para 3.000 horas, definiu nova organização curricular em consonância com uma Base Nacional Comum Curricular e facultou a oferta de diferentes itinerários formativos aos estudantes. A BNCC prevê que 1200 dessas 3000 horas deverão ser destinadas aos diferentes itinerários formativos, dentre os quais o da Formação Técnica e Profissional, com foco na formação profissional, que será o nosso objeto e tema. Nesse sentido, nossa investigação indagará sobre a concepção e implementação desta política e procurará responder como professores e coordenadores de cursos da Rede Pública Estadual do Paraná percebem as concepções de trabalho, tecnologia e formação na realidade de sua atuação, no âmbito de oferta do itinerário formativo Formação Técnica e Profissional, o que se constituirá como nosso problema de pesquisa. Nossa hipótese é que o entendimento das concepções de trabalho, tecnologia e formação na realidade por parte de professores e alunos, deixará mais claras as condições de opções dos alunos em relação a esse itinerário formativo, pois, ao tomar a concepção de tecnologia enquanto relação e prática social, visando à extensão e ampliação da capacidade de trabalho dos seres humanos, ela será entendida como mediação entre o conhecimento científico e a produção (LIMA FILHO; QUELUZ, 2005), aspecto de relevante importância nos tempos atuais, e que sido investigado de forma recorrente pelo grupo proponente, (GETET-UTFPR). A investigação desenvolver-se-á inicialmente, no âmbito interno, por meio de uma análise documental da legislação, tanto federal quanto estadual. No âmbito externo, serão desenvolvidas atividades de extensão e a aplicação de instrumentos de coleta de opiniões e realização de entrevistas junto a coordenadores, docentes e alunos dos cursos do referido itinerário formativo enquanto participantes do processo de implementação dos mesmos em algumas escolas do Paraná.

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